Baixe a planilha de controle financeira gratuita e organize a sua vida financeira
Cuidar das finanças pessoais hoje em dia é uma necessidade. Com tanta despesa e pouco tempo, organizar o seu dinheiro pode parecer difícil. Mas uma ferramenta prática, como uma planilha de controle de gastos, faz toda a diferença.
Ela te ajuda a entender melhor para onde seu dinheiro está indo, melhora a sua administração financeira e ajuda a evitar dívidas. E, um bom planejamento financeiro aumenta suas chances de economizar para sonhos e projetos no longo prazo.
Aproveite este conteúdo que tem o objetivo de te mostrar passo a passo como criar e usar uma planilha de controle de gastos pessoais que realmente funcione para você. Bora lá?
Por que a organização financeira é fundamental?
Criar uma planilha de controle financeiro é fundamental para organizar a sua vida. Evite pensar: ‘Ah, só vou me preocupar com dinheiro quando ganhar mais.’ Esse pensamento é um equívoco e pode te prejudicar lá no futuro.
Quanto maior for a sua desorganização financeira, mais complicada a situação se tornará à medida que sua renda aumentar.”
É como construir uma casa sem pensar na fundação: ela pode até ficar bonita por fora, mas vai desabar logo. Não importa quanto você ganha, se não controla, sua vida financeira fica vulnerável. Pode acabar com dívidas, dificuldades de poupar e até sem dinheiro para emergências.
✦ Mais lidos: Como saber se sou Mão de Vaca (raiz ou Nutella) Faça o teste!
Defina suas metas financeiras no curto, médio e longo prazo
Uma meta financeira é um objetivo claro que você deseja alcançar com seu dinheiro em determinado prazo. Você pode começar com uma planilha de controle financeiro no Excel que irei disponibilizar logo mais, guenta ai!
Incluir metas financeiras em um planilha de controle de gastos ajuda a manter o foco e direcionar melhor o uso dos seus recursos. Veja alguns exemplos de metas financeiras:
- Quitar dívidas: eliminar dívidas com juros altos, como cartão de crédito ou empréstimos.
- Investir para aposentadoria: aplicar mensalmente em uma previdência privada ou fundo de investimento.
- Montar uma reserva de emergência: poupar o equivalente a 6 meses de despesas fixas para imprevistos.
- Comprar um carro à vista: juntar um valor específico em 12 a 24 meses para evitar financiamentos.
- Fazer uma viagem: economizar mensalmente para cobrir passagem, hospedagem e passeios.
- Dar entrada em um imóvel: guardar uma porcentagem do valor total como entrada de financiamento.
O que é o método 50/30/20?
O método 50/30/20 é uma estratégia de organização financeira que divide sua renda líquida em três partes: 50% para necessidades (como aluguel, contas e alimentação), 30% para desejos (lazer, compras não essenciais) e 20% para poupança ou pagamento de dívidas.
Essa técnica simples ajuda no controle de gastos e no planejamento financeiro a longo prazo. Esse método é muito usado em planilhas de controle financeiro, pois facilita a visualização de onde seu dinheiro está sendo aplicado.
Com esse método, você pode criar uma planilha de gastos mensais que melhora a saúde financeira de forma prática e equilibrada.
Exemplo de como fazer uma planilha 50/30/20
Categoria | O que incluir em cada uma |
---|---|
50% – Necessidades | Aluguel ou financiamento, contas de energia, água, internet, transporte, supermercado, plano de saúde, mensalidades essenciais. |
30% – Desejos | Restaurantes, cinema, viagens, compras de lazer, assinaturas (Netflix, Spotify), hobbies, roupas não essenciais. |
20% – Poupança ou Dívidas | Reserva de emergência, investimentos, pagamento de dívidas, aposentadoria, aplicação em fundos ou poupança. |
Como fazer um planejamento financeiro?
1. Organize suas despesas e objetivos
Depois de preencher, olhe com atenção. Está gastando mais do que ganha? Quanto sobra no final do mês? Essas perguntas vão ajudar você a entender onde é possível economizar ou onde precisa melhorar seu planejamento.
2. Planeje a redução de despesas
Priorize os gastos essenciais e corte os supérfluos. Se o saldo estiver negativo, deixe de gastar com coisas não essenciais, como cinema ou roupas novas. A disciplina financeira começa com pequenas atitudes, mas elas fazem toda a diferença.
3. Aumente sua renda
Se cortar gastos não for suficiente, pense em ganhar dinheiro extra. Pode ser uma renda de fim de semana, vender produtos online ou fazer freelancers. Quanto mais você ganhar, mais fácil vai ser atingir suas metas de economia ou pagar dívidas.
4. Construa uma reserva de emergência
Importante! Guarde o equivalente a pelo menos seis meses de despesas. Pode parecer muito, mas com disciplina, é possível começar poupando R$50 por mês. Essa reserva te protege em caso de imprevistos, como perder o emprego ou uma doença.
5. Seja Mão de Vaca
Sua mentalidade é o grande segredo. Pense na sua vida financeira como uma planta que precisa de cuidado constante. Evite gastos por impulso e sempre questione se aquela compra é necessária. Ser pão-duro, nem sempre é ruim!
6. Evite usar o cartão de crédito
O cartão é uma arma de dois gumes: pode facilitar suas compras, mas também gerar dívidas altas. Use com responsabilidade. Sempre pague a fatura total para não pagar juros caros. Se possível, evite usar o rotativo.
7. Economize sempre
Procure plataformas de streaming mais baratas ou gratuitas, e economize no dia a dia. Pequenas ações, como fazer comida em casa ou andar mais de ônibus, ajudam a manter seu orçamento saudável.
8. Invista de forma simples
Comece investindo uma quantia pequena todo mês, como R$ 50 reais no Porquinho do Inter, por exemplo. Com o tempo, o dinheiro rende, e sua caminhada rumo à independência financeira acelera. Investir não é coisa de rico: é uma necessidade.
Como criar uma planilha para controle de gastos?
Para criar uma planilha de controle de gastos, defina categorias como moradia, alimentação, transporte, saúde, lazer e outros. Depois, registre os valores gastos por mês em cada categoria. Use o Excel ou o Google Planilhas para facilitar o acompanhamento e a soma dos valores.
Você pode adicionar gráficos e totais automáticos para facilitar a visualização dos gastos mensais. Uma boa planilha de organização financeira permite analisar seu comportamento financeiro e tomar decisões mais conscientes ao longo do ano.
Baixe a planilha de gastos gratuita!
Usar uma planilha de controle de gastos ajuda a conquistar equilíbrio financeiro. Ela permite visualizar seus gastos, definir metas e tomar decisões acertadas.
Comece hoje mesmo, utilize a sua planilha de gastos mensais e adote uma rotina de monitoramento. Assim, você estará no caminho para pagar dívidas, economizar mais e realizar seus sonhos.
Compartilhe suas experiências e resultados, motivando mais pessoas a controlarem suas próprias finanças. E aí, gostou? Continue acompanhando outros assuntos relacionados de como sair do vermelho e das dívidas.